Vou pegar um aspecto importante de uma espécie ameaçada de extinção: o álbum.
Numa época como a nossa – em que música se tornou um arquivo – um aspecto da arte está sendo, aos poucos abandonados: a arte visual.
A arte visual, para um álbum que se entende como unidade, é tão importante quanto a própria música pois agrega uma identidade e é fundamental para a atmosfera da obra.
O que seria de Abbey Road sem os Beatles atravessando a homônima avenida? Ou A Nigth at The Opera sem a imagem lúdica pomposa criada por Freddie Mercury e que acabou se tornando marca registrada do Queen? London Calling talvez não tivesse seu alcance se não fosse a agressiva capa que aliás, é uma alusão do primeiro disco de Elvis Presley.
Claro que esse post não é nenhuma novidade. Tão pouco é uma lista definitiva afinal, cada um faria uma diferente e mesmo eu posso mudar de idéia amanhã. Essas escolhas são muito pessoais e aqui está a lista Bravus da capas que ajudaram a alguns álbuns a se tornarem importantes.
Abbey Road The Beatles
Reza a lenda que esta capa está recheada de mensagens subliminares sobre a suposta morte de Paul.
London CallingThe Clash
O nome do álbum veio de um boletim da BBC durante a segunda guerra. A capa era uma alusão ao primeiro disco lançado por Elvis Presley.
Secos e Molhados Secos e Molhados
Poucas bandas brasileiras foram tão criativas e chocantes.já falamos sobre este álbum aqui no Bravus. A capa, uma das mais originais já produzidas, foi homenageada pelos titãs na música “eu não agüento”.
War U2
Peter Rowan é o nome do garoto. Filho de um amigo de Bono.
Physical Graffiti Led Zeppelin
Muitas vezes considerado um dos maiores de todos os tempos, o álbum mais conceitual do Led, duplo, reúne gravações feitas em quatro anos.
Ok computer Radiohead
Aqui começa o caminho mais artístico errante da maior banda da atualidade. Considerado ao lado de Nevermind um dos álbuns mais importantes da década de 90.
Velvet Underground & Nico Velver Underground
Produzido pelo artista pai da pop art Andy Warhol, a capa é simples e bela, tornou-se mais conhecida do que o próprio velvet underdgound.
Wish you were herePink Floyd
Pérola psicodélica do Pink Floyd, prefiro esta capa doentia e perturbada ao prisma do Dark Side.
Clube da Esquina 2 Clube da Esquina
O movimento mineiro dos anos 70, além de excelentes músicas, nos brindou também com duas das mais belas capas tupiniquins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário