quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As 10 melhres cançoes de metal dos anos 80

O site americano Noisecreep resolveu fazer uma lista com as melhores canções dos anos 80 e usou como parâmetro a popularidade das bandas na época (leia-se sucesso), vendagens de albuns e singles. É bom lembrar que lá nos EUA, eles consideram todas as bandas de hard/glam/pop dos anos oitenta como sendo Heavy Metal.

Quando a gente pensa no cenário Rock da década de 80, provavelmente lembraremos do couro negro das bandas de thrash, dos cabelos volumosos e roupas coloridas das bandas de Hard Rock é claro da MTV. Quase todas elas estavam detonando, festejando e garantindo seu lugar ao sol.

Vamos encerrar o papo e conferir a lista do Noisecreep para as 10 melhores canções do rock da década de 80. Que as comemorações – e reclamações – comecem. Não deixem de comentar e opinar.

10. "Nothin' But a Good Time" – Poison

Poison deveria provavelmente ganhar o prêmio de “mais vezes coverizado por bandas de bar.” Todos conhecem Poison – até seu irmão fã de Death Metal. Então se você pensa que Poison não é Metal e sim um bando de posers glam, desista: a banda é mais famosa e rica que você, e com razão. "Nothin' But a Good Time" é um dos maiores hits do Poison saída do álbum "Open Up and Say ... Ahh!" . Em seu segundo álbum, os membros do Poison continuaram a tradição de escrever o álbum como um grupo e até então cada integrante tinha seu nome nos créditos da faixa. "Nothin' But a Good Time" subiu direto na parada da Billboard em 1988, aterrisando no número 6. Assim que a canção – e seu famoso clip foram lançados na MTV - "Nothin' But a Good Time" se tornou o hino dos bons tempos nos anos 80.




09. "One" - Metallica

Ninguém pode realmente reclamar do fato que o Metallica fez muito para que o gênero Metal fosse mais abertamente aceito e levado a sério aos olhos dos críticos. Desde então, fãs organizam message boards, argumentando que o melhor álbum do Metallica é "Master of Puppets." Uma vez que se tenha a mente um pouco mais aberta, pode-se ouvir o catálogo todo do Metallica sem problemas.

"... And Justice for All" chegou em 1988 e é o primeiro álbum a trazer o baixista Jason Newsted. "... And Justice for All" provou que o som da banda mudou para sempre após a morte do baixista original Cliff Burton. A ganhadora do Grammy "One" mostra uma complexa estrutura musical com temas sombrios como quase todas as canções do Metallica. A diferença entre "One" e tudo o que veio antes é que a banda agora havia aprendido a misturar o Thrash com uma música de maior apelo que eventualmente fez deles a maior banda de metal no mundo.




08. "Holy Diver" - Dio

"Holy Diver" é do disco de estréia de Dio, de mesmo nome. Lançado em 1983, "Holy Diver" é uma das canções mais populares de Dio. A faixa foi coverizada inúmeras vezes desde seu lançamento inicial há cerca de 30 anos. A maioria dos puristas do metal dizem que Ronnie James Dio tem uma das melhores vozes no metal, e nós não podemos contra argumentar isso. É sua voz poderosa, combinada às suas entonações melódicas e a um solo de guitarra matador que faz de "Holy Diver" uma das faixas mais duradouras dos anos 80 – senão de todos os tempos. Para algumas bandas, fazer cover de "Holy Diver" significa chegar ao sucesso comercial. Killswitch Engage coverizou a canção e fez um video épico para combinar. De repente, eles estavam no top 20 da parada Billboard.




07. "Hallowed Be Thy Name" - Iron Maiden

Nenhuma lista dos melhores no metal dos anos 80 teria credibilidade sem a inclusão de pelo menos uma canção do Iron Maiden. Escolher apenas uma faixa seria quase impossível, mas "Hallowed Be Thy Name" ganha a coroa por seus vocais crescentes e riffs incríveis. Esta faixa te diz tudo o que você precisa saber a respeito do culto ao Maiden. "Hallowed Be Thy Name" é do album de 1982 "The Number of the Beast." Não há nada mais Metal que uma canção sobre um homem a ponto de encontrar sua morte pelo enforcamento. Quando o baixista Steve Harris originalmente escreveu a canção, ele sem dúvida sabia o que estava criando: um hino heavy metal para todos os tempos, que pede que todos cantem junto quando o Maiden toca ao vivo. Up the irons!




06. "Bringin' on the Heartbreak" - Def Leppard

Antes de todos os sucessos pop e tragédias, Def Leppard era uma banda bem metal. Apenas ouça a abertura harmônica de "Bringin' on the Heartbreak" como prova. Os guitarristas originais do Def Lep, Pete Willis e Steve Clark colaboraram no riff e o vocalista Joe Elliot ajudou na letra. Do álbum de 1981, "High n' Dry", o vídeo de "Headed for a Heartbreak" ajudou os rockeiros britânicos na América e provou que bandas de metal podem ter sucesso com baladas. Desde os dias de "High 'n' Dry", Def Leppard veio a se tornar uma das maiores bandas de rock, alcançando mais de um disco de diamante por 10 milhões de cópias vendidas dos álbuns "Hysteria" e "Pyromania".




05. "Dr. Feelgood" - Mötley Crüe

Os mais notórios dentre todos os bad boys ficaram limpos e gravaram seu álbum de maior vendagem, "Dr. Feelgood" no final dos anos 80 com o super produtor, Bob Rock. O álbum teve tantos hits e foi tão bem recebido, que chegou ao topo da parada da Billboard.

Se alguém entendia sobre drogas, eram os rapazes do Mötley. Então porque não escrever a respeito? Escrever sobre um famoso traficante valeu a pena para o baixista do Crüe, Nikki Sixx, uma vez que "Dr. Feelgood" se tornou o single em mais alta posição da banda até aquela data. O vídeo caro tocava toda hora na MTV e o Mötley se viu em um redemoinho de tournês que apenas aumentavam. Durante o verão de 2009, Mötley Crüe tocou "Dr. Feelgood" na íntegra para comemorar o aniversário de 20 anos do álbum.




04. "Hells Bells" - AC/DC

O AC/DC é uma banda de metal, ou um grupo de rock? Seria cansativo e não chegaria a lugar nenhum argumentar à respeito, quando você considera o catálogo e o vasto legado da banda. Ainda esgotando os ingressos em estádios ao redor do mundo, o AC/DC deve ser a maior banda no mundo. E também a que sofreu o maior golpe, com a morte do vocalista Bon Scott no início de 1980.

Incrivelmente, a banda ressurgiu, recrutando Brian Johnson e gravando "Back in Black," o segundo álbum mais vendido de todos os tempos. "Hells Bells" abre como um perfeito tributo a Scott, com sinos dobrando antes da cacofonia de excelência sônica. A canção é um tapa na cara e respeitosa: verdadeiramente um delicado mix de emoções, sem ser fácil de ser executada. Quer dizer, a não ser que você seja Angus Young.




03. "Electric Eye" - Judas Priest

Seria "Electric Eye" a canção mais perfeita do Judas Priest? O vocalista Rob Halford apenas rosna a letra. "British Steel" é provavelmente o melhor album do Priest, mas "Screaming for Vengeance" realmente ajudou a catapultar a banda na estratosfera do Heavy Metal. Quando o Priest gravou "Electric Eye" em 1982, eles estavam em uma fase de mudança criativa. Halford e os guitarristas K.K. Downing e Glenn Tipton colaboraram na música, que é um tipo de chamado à ação contra o Big Brother.




02. "Raining Blood" - Slayer

De volta em 1986, lembrando quando "Reign in Blood" foi lançado você conseguia ouvir as notas e a letra? Esse tipo de mudança, graças ao produtor Rick Rubin, ajudou a solidificar o Slayer como uma das maiores forças no Metal.

"Raining Blood" poderia muito bem constar no cartão de visitas do Slayer como o single mais pesado do álbum "Reign in Blood". Tocada ao vivo em cada show, "Raining Blood" conta ao ouvinte em apenas cinco minutos como o Slayer é: brutalidade frontal, parceria musical matadora e apenas a menor alusão a um ritmo que faz você querer se mexer – rápido.




01. "Welcome to the Jungle" - Guns N' Roses

Francamente, qualquer canção saída de "Appetite for Destruction" poderia se encaixar nesta fenda. Por tudo o que é, "Appetite" poderia ser o album de metal definitivo dos anos 80. O produtor Mike Clink, capturou sem esforços a emoção crua – e a ambição – de cinco caras no limite. Quando Axl Rose grita "You're in the jungle, baby/You're gonna die," é tanto um aviso a si mesmo quanto a cada adolescente destemido o suficiente para escolher este álbum.

Embora nenhum outro álbum do Guns nunca tenha sido capaz de recriar a mágica ou a genialidade de "Appetite for Destruction," os cinco membros originais podem descansar em paz sabendo que criaram alguns dos maiores hinos do metal de todos os tempos; nenhum deles maior que "Welcome to the Jungle." Há uma razão pela qual equipes de esportes ao redor do mundo continuarem usando o single de 1987 para manter a torcida bombando e acovardando seus oponentes.



Além das canções o NOISECREEP tb elegeu as 10 vozes mais agudas do Metal.

Segue a lista:

1) Jim Gillette (NITRO)
2) Mark Boals (YNGWIE MALMSTEEN, ROYAL HUNT, RING OF FIRE)
3) Geoff Tate (QUEENSRŸCHE)
4) Ralf Scheepers (PRIMAL FEAR, GAMMA RAY)
5) Michael Sweet (STRYPER)
6) Michael Kiske (HELLOWEEN)
7) John Arch (FATES WARNING)
8) King Diamond (MERCYFUL FATE, King Diamond, BLACK ROSE)
9) Russ Anderson (FORBIDDEN)
10) Rob Halford (JUDAS PRIEST, HALFORD, FIGHT)

Outros nomes citados: Michele Luppi (VISION DIVINE), Michael Matijevic (STEELHEART), Fabio Lione (RHAPSODY OF FIRE, LABYRINTH, VISION DIVINE), John Cyriis (AGENT STEEL) e Kai Hansen (GAMMA RAY, HELLOWEEN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário